terça-feira, 6 de setembro de 2011

Quem protege o Meio Ambiente, Faz Barulho!

Quem protege o Meio Ambiente, faz barulhoooo!

Criança brinca sozinha ou em grupo sem a necessidade de um adulto pra “ajudar”, mas quando alguém com mais tempo de vida está por perto pra “empurrar os lápis o desenho pode ter mais cor”. 
Iniciei essa semana um ciclo de palestras que faz parte de um projeto sólido e bem elaborado: Ecomeçar.
Instruir a comunidade a conciliar o desenvolvimento da sociedade com o cuidado e a preservação do meio ambiente. Com esse intuito, foi lançado o Projeto Ecomeçar 2011. Esta é uma ação sócio-ambiental, desenvolvida desde 2008, entre estudantes, famílias, professores e demais membros da comunidade escolar. O Projeto é uma realização da empresa Momentive Química do Brasil Ltda, desenvolvido em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Cultura (SMEC) e Meio Ambiente (SMMA) do Município de Montenegro. O projeto esse ano será desenvolvido em 5 linhas. A linha de ação número 1, traz um ciclo de palestras, com temas fundamentais para a sustentabilidade. É nessa linha que está incluída a palestra/oficina que desenvolvo e para a qual desenvolvo essa postagem.
Tive momentos muito especiais com as turmas das duas escolas onde já estive. O tema da palestra/oficina é a utilização de objetos extraídos do lixo para confeccionar instrumentos de percussão. O nome não traduz o que fazemos, pois chama "O som da reciclagem" e na verdade não reciclamos e sim "Reutilizamos" com outra função: Fazer Barulho 
Inicio a palestra falando sobre a “Importância da água”, sigo com o questionamento “Por que reciclar não é a melhor saída?”, prossigo com a máxima “Todos os objetos podem ser usados para produzir algum som”, continuo com a “Importância de não descartar lixo em locais impróprios”, me encaminho para a “Confecção de instrumentos a partir da reutilização do lixo”, logo “Experimentamos os instrumentos e tocamos alguma música” e encerramos com agradecimentos e distribuição de adesivos, pra lá de graciosos, com a figura do projeto: Uma abelha sobre o nome Projeto Ecomeçar.

Citei no inicio que criança brinca sem necessidade de intervenção de adultos, e, de fato é só colocar os objetos nas mãos deles e logo surgem possibilidades de som e utilidades diversas. Minha necessidade é a criatividade musical de cada um, portanto, estimulo o manuseio e a extração de algum barulho e direciono para uma organização sonora e, em seguida, arriscamos uma música que pode variar de uma canção de roda a uma letra do conhecimento popular. Tento escapar de modismos, ainda prefiro o Cravo brigando com a Rosa, do que uma Fugidinha com você.
Ainda com os instrumentos em poder das pequenas mãos, grito alto: Quem protege o Meio Ambiente, Faz Barulho!!!
Ao final da palestra/oficina é visível o brilho nos olhos das crianças que derrete o mais duro dos corações e esquenta o mais frio dos invernos. Além de fazer valer a pena viver um dia de cada vez...
Obrigado!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário