quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O SETE!


Acontece em várias cidades pelo Brasil o nosso desfile de 7 de setembro. Atualmente tem acontecido em muitas localidades pelo mundo e ganhou lugares muito importantes virando um dia de referência brasileira com comemorações mundo adentro. Na cidade gaúcha de Montenegro acontece em dois lugares, no Centro e no bairro Timbaúva. A participação é, em sua maioria, das escolas e o público que acompanha o desfile é constituído tanto por pais e amigos da comunidade escolar como por personalidades como Prefeito, Secretários e Vereadores entre outras figuras e membros da comunidade em geral que prestigiam o evento.

As escolas, professoras e professores, merendeiras, diretoras e diretores, faxineiras, motoristas entre outros da comunidade escolar, mas principalmente os ESTUDANTES estão de Parabéns. Preparam uniforme da escola, cartazes e em um feriado de sol maravilhoso acordaram cedo e desfilaram pela Pátria...talvez não tão preocupados com a pátria...Fazendo um retrospecto não muito longo é possível notar como acontece uma decadência na emoção em participar desse que já foi um acontecimento mais valorizado. Mas tudo tende a perder valor. 
Na concentração alunos esperavam exaustivamente o inicio do desfile que transcorreria pela Ramiro Barcelos da esquina da rua Fernando Ferrari até a Osvaldo Aranha. O atraso deu tempo para sentir frio e calor, cansar e descansar, mas sem perder o humor, que criança pode estar caindo o mundo que acha com o que se entreter.
Depois de alguns elogios, precisava chamar a atenção pra alguns fatos que estão se tornando comuns: O início do desfile, marcado para um horário, atrasou em todos os minutos possíveis. O andamento das escolas foi a toque de caixa, no sentido mais apressado da expressão, quase loucos por acabar logo. As palmas do público pareciam por pena sem desmerecer o público que se fez presente e muitos vieram de longe tanto pra acompanhar os filhos como para lagartear um pouco e prestigiar o todo do desfile.
Pra encerrar as minhas críticas, elogios e alguns adendos, eu chamo a atenção para o momento em que a parte final das escolas passa diante ao palanque da praça com as autoridades e o meu amigo, que fazia a apresentação das escolas e entidades participantes, logo que todos passam por ali fez a despedida e o agradecimento pela presença de todos e, mesmo faltando ainda um longo trecho para ser feito pelos estudantes já havia acabado o evento. Deve ser por que já era quase hora do almoço e o povo precisa se alimentar.

Mas o que significa o 7 de setembro?

Declaração da Independência do Brasil do Império Português no ano de 1822.
Também é o dia 250 do ano pelo calendário gregoriano – 251 em ano bissexto. Significa que faltam 115 dias para acabar o ano...
É sim uma data importante, não porque falta pouco pro Natal ou 13 dias pro tão aclamado por nós gaúchos, 20 de Setembro, mas por se tratar da data em que nosso país deixou, tecnicamente, de ser subordinado a corte de Lisboa. O reconhecimento por parte de Portugal só veio um ano depois em 1823, abaixo de conflitos entre “população” e “soldados portugueses”. 
É uma data que representa uma luta antiga pela liberdade e autonomia do povo brasileiro que é o motor da nossa nação. O famoso grito às margens do Riacho Ipiranga que mudaria o rumo do país foi “aconselhado” por uma mulher, não qualquer mulher: Maria Leopoldina. Esposa do tal Dom Pedro I que tem um nome bem comprido diga-se de passagem: Pedro de Alcântara Francisco   
Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon. Dá pra imaginar isso tudo abaixo de uma linha  em um cheque?



Sou mais BRASIL!!!




Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário