sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Cavalos, Novelas, Pais e Filhos

Gaúchos são acostumados a colecionar vitórias. Títulos de Beleza, Rua entre as mais lindas do mundo, Descobertas científicas, Cidade com maior longevidade, Melhor jogador do mundo, Dois clubes de futebol campeões do mundo, Cidade com maior número de gêmeos, Alta renda per capta, etc,etc, etc. Com tantas vitórias andamos perdendo a majestade com atitudes insensatas como grupos que atacam mendigos, travestis e outros que fazem parte do chamado grupo dos excluídos. Também tem sido lamentável como ainda não foi concluído a ampliação do metrô que ligará a Capital a Novo Hamburgo...só até Novo Hamburgo, porquê? Estamos, apesar de saber ganhar, títulos, dinheiro e apoio, ficando pra trás. Sem dúvidas ainda conquistando muitas vitórias, mas remando lentamente se comparados a estados com poder aquisitivo e desenvolvimento econômico inferior, além da capacidade cultural de nosso estado.
A Tradição Gaúcha, embora organizada em uma cartilha e questionada por muitos, também passou a pouco por um retrocesso: a comissão organizadora da Semana Farroupilha PROIBIU o uso/deslocamento de cavalos pelo reconhecido Acampamento Farroupilha. É como proibir andar de(hoje) ciclo-Riquixás na Asia. Ali é o lugar em que o veículo utilizado é o CAVALO. Isso é tradição como andar de riquixás no japão, quem está perto corre riscos, mas acidentes são esporádicos.
Cavalos são animais robustos, fortes, muito belos e como cães são de responsabilidade de seus donos que sempre devem tratá-los bem, no entanto alguns sofrem maus tratos e chegam a passar fome, mas isso não se vê com os equinos que desfilam pelo acampamento, ao contrário são muito bem tratados e os donos "falam de igual" com os cavalos, com tanto amor como se dirigem a um ente querido que faz parte da família. Não defendo aqueles que fazem certas gineteadas ou rodeios que maltratam animais, mas chamo a atenção pra importância da circulação dos cavalos pelo parque. Assim como a fumaça das churrasqueiras e os gaudérios pilchados a montaria faz parte do cenário desse importante e tradicional evento.
Elogios à parte sinto um aperto ao saber que em um estado com tanto Amor e Respeito por animais e por Tradição, não ajam da mesma forma com Seres Humanos que levam uma vida diferente das suas, e, em atitudes ignorantes, desvalorizam a vida alheia e colocam sua força a serviço da violência descabida.
Não me dirijo à "gaúchos pilchados" do parque farroupilha, mas de cidadãos que vivem no nosso estado e que copiando o que acontece de maneira mais acentuada no centro do país e em outros continentes, maltratam pessoas desfavorecidas e, na maioria das vezes, indefesas.
Em meio a "mistérios" do tipo "Quem matou Odete Roitman? Quem matou Salomão Hayala? ou, atualmente, Quem matou Norma Pimentel Amaral? As novelas chamam a atenção utilizando o veículo TV como alerta para diversos temas e tem seu mérito, salvo os "excessos de exageros" de clichês, fazem apelo para não só refletirmos, mas para tomarmos ATITUDES e prestar mais atenção ao redor e os PAIS principalmente atentar para os as atitudes dos filhos.
 "O que o pai calou aparece na boca do filho, e muitas vezes descobri que o filho era o segredo revelado do pai." Friedrich Nietzsche

Nenhum comentário:

Postar um comentário