domingo, 13 de novembro de 2011

Pacificação - Risco Zero?

Alegria - Amor - Notícias Boas - Paz!

Essa semana, em uma ação de grandeza estimável no Rio de Janeiro, a união de polícias, poder público e comunidade tomaram, entre outras favelas, a da Rocinha e do Vidigal. PARABÉNS!!!

Tomaram é força de expressão, pois a comunidade que vive em uma favela precisa é de apoio e como toda comunidade, ASSISTÊNCIA, e não se pode "tomar" o que é seu e sim restabelecer a ordem. O que se passou e está se passando no rio serve de modelo para o resto do mundo. Lugares como a Rocinha temos, com menor escala, em praticamente todos os municípios do Brasil, inclusive no Rio Grande do Sul. 
Morei em alguns lugares ditos com população em situação carente ou de risco e conheci todo tipo de cidadão. Entre situações que vivíamos a questão da segurança é algo muito polêmico nesse tipo de contexto. Quem é morador, por vezes, tem a segurança e a garantia de que ali ninguém mete a mão um com o outro.

Quando os efeitos das drogas e armas chegam até suas casas e levam um filho, filha, marido ou mulher aí a conversa muda, mas do contrário é comum parte da comunidade compactuar com o que se passa porque não tem outra alternativa e quando sofrem algum tipo de abordagem por alguma autoridade correm o risco de sofrer preconceito apenas por morar em favela. Caso os moradores que vivem nas comunidades,(ou sobrevivem) falem, sobre o que porventura saibam do que se passa de "contra-lei" correm todos os riscos e mesmo que seja ofertado garantia de segurança sabem que pra morrer basta estar vivo, então deixam por isso mesmo. Isso mudou! 
No Rio, com o aumento da insatisfação, o descaso do poder público e até mesmo a incapacidade de evitar que o destino de seus filhos seja de uma vida curta pela ordem do sistema que estará envolvido ali na comunidade, o povo se mexeu, fez barulho e foi ouvido....Que sonho! Mentira.

No fundo a intenção da "limpeza" é melhorar a imagem e ter um mínimo de controle sobre essas regiões de difícil acesso, uma vez que vem Copa do Mundo, Olimpíadas e outras atrações com todos os olhos voltados para o Brasil. Além disso, provavelmente alguém lá de cima estava insatisfeito com o retorno das favelas em todos os campos, pois as comunidades que são palco e produtoras da "sujeira" são tanque pra lavar muita grana e casa pra bode expiatório.
A ostentação de "patrões do morro", mostrada em rede nacional, não é nada perto do que quem sustenta realmente essa máquina possui, basta lembrar das mansões que pertenciam a "laranjas" de grandes empresários(não se sabe do que ao certo) e foram levadas a leilão a pouco tempo...Aquilo sim era Luxo!

A primeira vez que vi a investida das polícias em ação conjunta com o poder público e a comunidade fiquei muito emocionado. Minhas orações pela Paz, por uma vida mais Digna a todos, por Amor e pela Justiça, entre outros agradecimentos, parecia estar se concretizando e de fato tem um grande lado positivo e me emocionou. Logo fui tendo acesso a alguns fatos e notícias que me trouxeram para o mundo real. 

Parabéns a comunidade da Rocinha, Vidigal e as demais que agora estão livres do comando de Líderes negativos como o Mestre Nem, Peixe, Joca e outros mais...Ah o "time"(facção) tem um nome bonito Amigos Dos Amigos (ADA). 



RISCO ZERO?
Pra encerrar me pergunto e reflito: Os que foram Presos ficarão um tempo guardados(Talvez!), os que Morreram, enfim...mas e os que Escaparam, vão pra onde??? Brasil te cuida.



Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário