segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Um sonho possível!

O visionário arquiteto belga Vicent Callebaut, criou a cidade flutuante de Lilypad. O Complexo é formado por arcas, cada uma com capacidade de abragar até 50 mil pessoas. Com design inspirado em uma flor, a plataforma flutuante tem tudo: Um lago que recolhe água da chuva e serve de reservatório natural para água potável, um ecossistema próprio formado por montanhas, rios e jardins suspensos, além de toda a infraestrutura urbana necessária para o povoamento humano. A energia virá de fontes renováveis, solar, eólica e as cidades terão saldo zero na emissão de gases causadores do efeito estufa...
Para todas as mudanças necessárias que se apresentam em forma de projetos para melhorar o nosso convívio com o que chamamos(quase que nos excluindo da parte) de natureza, esbarramos na velha frase: "Não tem dinheiro pra isso"...Ou ainda: "Custa muito caro para realizar"....

Reitero e questiono
Nunca terá dinheiro e sempre terá custo! Por isso nunca será REALIZADO? Ou nunca é muito tempo afinal podemos esperar que não haja outra saída a não ser fazer...ou seja medida de Ultra-emergência. 


Lembrando que realizar é o mesmo que tornar real. 





Foram criados alguns projetos de "CIDADES VERDES". 
Poderiam se chamar "Reais Utopias" em função de ser uma Realidade possível de sair do papel e ao mesmo tempo ser uma Utopia que pode atrapalhar o tão importante, aclamado, valori$ado e respeitado "avanço/progresso", pois mostrará que uma vida mais preocupada com o Mundo é Possível. 


Algumas dessas Verdes Utopias poderiam sair do universo do planejamento e entrar no cotidiano dos grandes investidores, afinal pra que acumular tanta riqueza hoje se não se sabe o que nos reserva amanhã. 

Posso garantir que todos morrerão, não é uma profecia nem uma ameaça, mas é o plano Divino...Ou no mínimo a ordem dos acontecimentos. 

Que ninguém sai vivo dessa vida é fato, então vamos rever o que realmente vale a pena e prestar mais atenção nos tais Projetos Verdes, não com cara de " ih, Lá Vem os Ecochatos"...


                             Obrigado!

2 comentários:

  1. Muito bom! Lembra em parte os projetos do Jacque Fresco, do Projeto Vênus! :-) O futuro está chegando e ele pode ser bom se a gente trabalhar pra isso!

    ResponderExcluir
  2. Procurei Jacque Fresco e realmente vem em grande parte dele esse movimento por projetos verdes! O Homem é um crânio.

    ResponderExcluir