segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Dia Nacional do Combate ao FUMO!

"Nóis fumo e não encontremo ninguém".
Isso é o que vai ser dito quando aqueles amigos que fumam estiverem mortos por conta do tal vício. Acredito mesmo que é difícil Largar o Cigarro, mas esperar que Ele te largue é demais
Brincadeiras a parte, o cigarro ainda é um grande problema, aliás para quem fuma e para quem não fuma. Na cidade de Montenegro dificilmente se encontra algum cidadão fumando em locais fechados, a lei funciona por aqui, no entanto em outras cidades o desrespeito ainda tem lugar. Na rodoviária de Porto Alegre outro dia, pedi para um senhor, na fila dos guichês de venda de passagens, apagar seu cigarro ou fumar no lado de fora...As placas estão por todo lado, acho que o problema deve ser, e é, de Saúde pública e engloba a Educação porque além de não saber ler o cara parecia cego e sem educação.
A foto da postagem é de uma ação realizada junto a uma planta de obras da Odebrecht para conscientizar os trabalhadores a reduzir ou eliminar o uso do tabaco. A ação consistia em trocar "pins", broches, bonés e até camisetas por cigarros e carteiras do inimigo dos pulmões. A ação foi muito bem sucedida e a cada turno registrávamos o que arrecadávamos desses que em uma penitenciária tem seu valor maior que comida.


25 anos atrás foi criado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, pela Lei Federal nº. 7.488, a realidade ainda é desanimadora. Segundo a OMS - Organização Mundial da Saúde - a cada ano, cerca de 5 milhões de pessoas morrem, em todo o mundo, devido ao consumo de produtos derivados do tabaco.

Embora a nicotina, substância presente no cigarro, estimule a atenção e a memória, e cause euforia, como qualquer outra droga, ela pode gerar confusão mental, ansiedade, insônia, nervosismo e depressão, além, é claro, da dependência.

Outra dado que preocupa os médicos são os fumantes passivos, que não fumam, mas inalam a fumaça alheia. Inclusive, a fumaça do cigarro começa a causar danos genéticos minutos após a inalação das substâncias tóxicas, e segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, 26% dos brasileiros estão expostos à fumaça de cigarro durante pelo menos quatro horas por dia. É Fo.....Fomaça pra cacete!

Nenhum comentário:

Postar um comentário