domingo, 15 de abril de 2012

Propaganda é a Alma do Negócio!

Tudo o que aparece nas propagandas na televisão são no intuito de vender alguma coisa ou alguém...ou quase tudo.

Campanhas publicitárias(sem citar nomes) em comerciais de televisão se equivocam com peças que instigam briga e disputa. Uma "marca de cerveja" mostra um amigo "empurrando" o outro pra liberar espaço para uma beldade(aliás só bonitos bebem cerveja), uma empresa que vende "tênis e artigos esportivos" pela internet sugere que uma cliente faria "horrores"(como engordá-la e fazê-la sumir) com uma outra cliente, se tivesse o poder de "fazer do seu jeito", ainda outra campanha de uma marca de veículos mostra um homem ateando fogo(pelo menos jogando um líquido e riscando um fósforo em seguida uma explosão ao longe) no próprio carro, tem uma propaganda de um famoso chinelo que normalmente é feliz que andou pisando na bola e faz uma referência de que vendedores ambulantes são excessivamente mal intencionados com turistas. Ao mesmo passo que muitas campanhas são uma diversão que "vendem bem" os seus produtos, tem dessas outras. Se é verdade que "A propaganda é a alma do negócio!" imagina a alma dessas marcas.

Vivemos com um aumento de violência que é gerado por muitos motivos sociais, culturais, religiosos, etc. Não precisamos de mais incentivo à violência ou a sugestões mal resolvidas de humor deturpado em alta definição.

Como certos jogos de vídeo game são interpretados como um risco à sociedade, uma vez que pessoas com problema mental podem levar o que se sugere no jogo para a vida real, as campanhas publicitárias também tem esse poder de influenciar as nossas atitudes. Prova disso são bordões que vem de campanhas publicitárias, nos acompanham uma vida toda e viram sinônimos. São vários: Que dureza! Experimenta! A Nº 1, Tomou Doril, Sempre, tem coisas que só a Philco faz... Tem coisas que o dinheiro não compra....e por aí vai.

É tão divertido ver propagandas que propõem vender através do humor ou do sentimental moderado, ou ainda com mensagens diretas. Muitas dão conta do que se propõem e seduzem. Tem uma que dá até vontade de tomar Coca-cola. Ops...

Televisão é um meio de comunicação muito forte! Assim como todos os outros meios de comunicação de massa ela precisa ser filtrada e analisada com bom senso. Cuidado, nem tudo o que “Dá na TV” é verdadeiro como se sugere! 

Muito Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário