segunda-feira, 19 de setembro de 2011

20 de Setembro Dia do Gaúcho!


“O Precursor da Liberdade”
20 de setembro é o Dia do Gaúcho!

Tudo começou com insatisfação e foi aumentando ao passo que o povo não agüentou o abuso de impostos e exploração. Liderados por nomes pra lá de influentes e alguns nem tanto como o Cabo Rocha que em Porto Alegre por volta das 23h da noite do dia 19 de setembro de 1835, na Ponte da Azenha feriu a coxa do líder de uma patrulha com 9 homens da Guarda Impérial, José Gordilho de Barbuda Filho, que guardavam a ponte.
Algumas semelhanças como nosso panorama atual qualquer semelhança não é mera coincidência:
Insatisfação!
O povo não agüentando mais...
Aumento abusivo de impostos!
Exploração!
Ah, e o horário dessa postagem!

Uma revolução anunciada(naquela época), uma profecia, devido a indignação do povo, que aqui vivia, em relação aos altos impostos cobrados em produtos como o Couro e o Charque e uma constante exploração sem retorno satisfatório. Foram pelo menos 10 anos de luta, 10 anos da República Rio-Grandense.

É considerada a maior rebelião armada do continente. Nesta Revolução não houveram vencedores e nem vencidos, houve um acordo de paz que beneficiou a todos encerrando o cerco de batalhas que levaram muitas vidas. Segundo a Mitologia, no 20 de setembro, acontecia o Festival de Têmis, nada menos que a Deusa do Juramento e Mãe da Disciplina da Justiça e da Paz.
Ser Gaúcho, pra mim é mais do que nascer no estado do Rio Grande do Sul. É uma escolha! Não é pra qualquer setembrino não.
Escolhemos time de futebol para torcer e religião ou doutrinas para seguir, mas ser Gaúcho é diferente, talvez quem é Baiano diga o mesmo, mas o amor por nosso estado que cada cidadão tem é incomparável. É feriado dia 20/09, além do mais é Dia do Funcionário Municipal.

Respeito todos os estados do país, mas o melhor estado é o de Paz, indiferente da região.


Nos últimos dias, com o feriadão somaram-se muitas mortes ou no trânsito ou com atos de violência..... E o que ser Gaúcho tem a ver com isso? Tudo!
Um senhor, em um noticiário, apareceu embriagado ao redor do próprio carro que havia batido, saiu com vida e no outro dia declarou-se arrependido da atitude. Um rapaz foi morto próximo a um acampamento farroupilha, vítima de briga entre cidadãos pilchados...talvez tenham confundido a época, se achando Farrapos e vendo no rapaz um soldado do Governo Imperial. Não. São ignorantes mesmo e não digam que, porque em meados de setembro usam Pilcha e atravessam uma Adaga na cintura que são Gaúchos. São Setembrinos, os tais “gaúcho bunda mole”. Dia 20/09 também é o Dia do Pombo da Paz!
O Gaúcho ama a Vida, sua e do Próximo. Respeita os Animais valoriza a Família, educa as crianças passando essas virtudes e cobrando comportamento semelhante.
Gaúcho gosta tanto de cultura que tem a sua própria! Registrada em livros, difundida em Centros Tradicionalistas e levada dos mais distantes ranchos até as mais importantes universidades para fins de estudo de caso.
Com o passar dos anos vem diminuindo o respeito por seus princípios, como toda cultura, mas o crescimento da difusão das tradições dos gaúchos vai tão longe que como exemplo de força é uma cultura que tem força e presença em todos os Estados Brasileiros e em vários países pelo mundo. 
Gaúcho nato é o Índio que habitava nossa região. Com a colonização tudo foi sendo muito misturado, houve importantes cruzas de raças. Índios com Negros, Europeus mouros com Branquelos Alemães e Italianos e por aí se perde a raiz. Gaúcho também é o Uruguaio, o Argentino, o Paraguaio, o Chileno e todos que em algum momento na história tiveram parte na formação da nossa história.
 
Algumas personalidades levaram o separatismo tão a sério que visionaram até moeda e estrutura de uma nação independente. (Me atrai muito essa idéia). 
É importante lembrar que 20 de setembro é o dia do GRUPO!
Dia 20 de Setembro de 1835 Proclamação da Revolução Farroupilha.
Embora tenhamos nossa História cingida por guerras e muitas, mas muitas mortes, já é hora de tomar outro rumo e deixar a baixas de lado. O 20 é pra festejar algo que aos olhos e desavisados soa um tanto arrogante e orgulhoso, mas festejar não é motivo pra perder o BOM SENSO! Aliás, Festejar é sinônimo de demonstração de alegria.
Vamos aplaudir a passagem dos que desfilam, comer um suculento churrasco, matear o que couber na bexiga, pegar leve com o trago, gritar às rodas de truco, picar um fumo de rolo e dar forma a um cigarro de palha (se for do gosto), lembrar que a montaria e o cão são teus amigos mais fiéis, vamos dançar o que ressoa das gaitas e violões, declamar o que vem do fundo do coração, nunca esquecer que tua prenda é a mulher mais linda do mundo, que tua mãe e teu pai escreveram a cartilha que te formou e vamos sorrir. 

“Mas não basta pra ser livre
Ser forte aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo.”



Obrigado!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário